quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Por que usar saias abaixo dos joelhos?


Por Maria Bastos

Muitas pessoas, mesmo católicas, não compreendem por que as moças que buscam viver a modéstia no vestir, sempre usam saias somente abaixo dos joelhos, pensam que é um exagero!  Bom, a tirinha abaixo mostra exatamente por que.
No quadro nº 01 vemos que a personagem está vestindo uma saia um pouquinho acima dos joelhos, um pouquinho apenas. Muitos até consideram este tamanho modesto, pois está mostrando praticamente apenas os joelhos.
Pois bem, olhe agora para o quadro Nº02. Quando o personagem senta, a saia imediatamente sobe para se ajustar ao corpo, e isso faz com que as coxas fiquem à mostra. Podemos ainda dizer que essa saia é modesta? Ou que está de bom tamanho? Não duvido que alguém o diga, mas a pessoa que quer viver o pudor e a modéstia com honestidade vai concordar que esta saia está curta sim! E a moça que insistir em vestir saias neste comprimento, deverá ter a consciência de que poderá estar colocando almas em perigo.
Agora no quadro Nº03 vemos que a personagem está vestindo uma saia comportada com o comprimento um pouco abaixo dos joelhos. Além de mais compridinha, ela não é justa, e ao sentar-se, ela não subirá, mas ao contrário, descerá cobrindo ainda mais as pernas (vide quadro Nº04).
Vestida assim, com pudor e modéstia, a moça não colocará a si mesma, nem o próximo em perigo, além de que estará até mais confortável.
Vou encerrar deixando aqui o testemunho de Santa Perpétua narrado pelo Santo Padre Pio XII:
"Lemos na "Passio SS Perpetuae et Felicitatis" - com justiça considerada uma das maiores obras da literatura cristã - que no anfiteatro de Cartago, quando a martir Víbia Perpétua, jogada para o alto por uma vaca selvagem, caiu no chão, seu primeiro pensamento e ação foi arrumar o vestido de modo a cubrir sua coxa porque ela estava mais preocupada com a modéstia do que com a dor." S.S.Pio Xll -

Salve Maria!


Original aqui
Bom, além das tirinhas da Maria leia OS PADRÕES MARIANOS PARA MODÉSTIA E MORALIDADE NO VESTIR 

Em Jesus e Maria,
Débora Cristina

9 comentários:

  1. Você se esqueceu de citar que também não só ao se sentar,mais ao se abaixar as pernas dela chamariam muito mais atenção do rapazes.

    obs:Vi no "A alegria da minha juventude" a bolsinha porta-véu que você fez e gostaria de saber se você aceita encomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Realmente ao abaixar as pernas ficariam expostas.

      Bom, quanto à bolsinha a gente pode ver isso, tem o email do blog:aformacaodamocacatolica@gmail.com, me mande um email e a gente combina, certo?!

      Obrigada pela visita e comentário!
      fique com Deus!
      Salve Maria!

      Excluir
  2. flor isso é doutrina? ou costume?
    que se acha de Deus falar não havera trje de homen em mulher e homen não havera traje de homen?
    fico no aguardo,estervitoria2011@live.com
    bjOs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Vitória, não entendi bem sua pergunta, mas vou tentar responder...
      Bom, você pergunta se é costuma ou doutrina. Respondendo esta pergunta: usar saia abaixo dos joelhos é o ensinamento da Igreja há muito tempo, muitos santos ensinaram isso, e é também um costume que mulher use saias, as mulheres durante séculos usaram saias modestas.

      A sua segunda pergunta não entendi bem, mas essa citação que colocou é bíblica e diz o seguinte: "A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor, seu Deus" Deuteronômio 22, 5

      Excluir
    2. flor, me desculpe sou evangelica, mas aki na minha cidade as moças catolicas usam calça,?? vc só usa saia?

      Excluir
    3. Olá, infelizmente as católicas começaram a usar calças junto com as outras mulheres há alguns anos atrás, embora a Igreja católica sempre tenha ensinado sobre o assunto.

      Eu uso somente saias sim, descobri a modéstia e a abracei =)

      paz

      Excluir
    4. flaviansmatos@yahoo.com.br27 de janeiro de 2016 01:20

      A paz de Cristo!
      Sou católica e mãe de sete filhos. E agradeço a Deus por ter misericórdia de mim. Pois antes de casar e me voltar para Cristo não sabia o significado e a importância da modéstia. O Senhor tem sido verdadeiro mestre e me ajudado a passar a fé aos meus filhos. E hj muitos católicos me confundem com evangélica e vise versa. E anúncio a ambos o meu testemunho de fé. A modéstia abre portas. Mas tenhamos paciência com quem ainda não experimenta esta graça. Um dia fui ignorante. Mas Deus não me desprezou. Me cobriu com seu amor. E me fez nova. Nossa missão é ajudar. A igreja é feita de pecadores. JESUS VEIO PARA OS DOENTES COMO EU. QUE O ESPÍRITO SANTO NOS DE SABEDORIA E DICERNIMENTO PARA ACOLHER COM MISERICORDIA.

      Excluir
    5. Obrigada pelo seu comentário. De fato Deus tem misericórdia de nós e nos tira de Nossa ignorância.
      Que belo ser mãe de 7 filhos1 Que Deus abençoe sua família!

      Excluir
  3. Se a saia for justa , ela vai subir quando a mulher se sentar, mas se for daquelas solta, não, tenho uma saia (não é justa, e nem fica marcando, tipo do exemplos 3 e 4) e fica um pouco acima do joelho e quando eu sento, ela cobre os joelhos!!

    ResponderExcluir

Salve Maria!

Atenção, não serão aceitos comentários em caps lock e em anônimo sem identificação.

Obrigada pela visita e comentário :)