sábado, 16 de junho de 2012

Sexto dia da Novena de São Luiz Gonzaga - de 12 a 20 de junho -



Pureza

Consideremos a angélica pureza, que distinguiu a São Luiz Gonzaga. Sendo menino de nove anos, tinha já tão alto conceito do preço dessa jóia da castidade que, aceso em desejos de sempre a possuir, e para tributar à Virgem Puríssima um obséquio digno do amor que lhe professava, lha ofereceu com voto perpétuo, merecendo da Senhora, pelo grande afeto com que o fez, o singularíssimo privilégio de não sentir em toda a vida pensamentos, afeições nem movimentos contrários a esta angélica virtude. Mas, sem embargo de tê-la tão segura por esta graça extraordinária que o Céu lhe concedera, punha em prática quantos meios há de conservá-la bem – a guarda dos sentidos, a mortificação, a freqüência dos Santos Sacramentos e uma extrema vigilância em todos os afetos. Tal era o esmero e cautela com que guardava este tesouro inapreciável...

Colóquio

Ó angélico jovem, perfeito modelo de formosa castidade, amabilíssimo São Luiz, empenhai todo o vosso valimento para com Deus em alcançar-me esta virtude tão amável e de que tanto necessito: ensinai-me o apreço que merece. Consegui-me da infinita Misericórdia, a graça de resolver-me a por em prática todos os meios conducentes para obtê-la. Comunicai-me vosso espírito de devoção, para receber com fervor e amiúde o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que é o Pão dos Anjos das almas virginais. Fazei que, a vosso exemplo, seja recolhido, mortificado, devoto; fazei que fuja das más companhias e ocasiões perigosas, e tenha sempre presente a Jesus Crucificado; livrai-me, enfim do geral incêndio da concupiscência que abrasa e queima o mundo. Ouvi-me, benigno e amado Protetor meu, para que imitando-vos com a divina graça, chegue a ver o meu Deus e a amá-lo perfeitamente convosco no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!

Atenção, não serão aceitos comentários em caps lock e em anônimo sem identificação.

Obrigada pela visita e comentário :)