domingo, 17 de junho de 2012

Sétimo dia da Novena de São Luiz Gonzaga - de 12 a 20 de junho -


A vocação

Consideremos a consumada prudência de São Luiz Gonzaga relativamente à sua vocação, e a fidelidade em segui-la. Comreende a importância deste ponto, pede luz ao Senhor por muito tempo, examina com atenção e ânimo sereno todas as razões que movem seu coração para uma ou para outra parte, fixa seus olhos no Céu (fim para que todos fomos criados), consulta seu confessor, e finalmente decide, porque já sabe a vontade de Deus. Mas ao querer executá-la encontra resistência no pai: pede, suplica, roga, luta animoso e destemido durante alguns anos. Humilha-se perante Deus, ora com fervor, faz rigorosíssimas penitências; e tudo isto para poder renunciar um principado, para fugir das fagueiras esperanças de um brilhante futuro. Porém já Deus o recebe em sua Casa: entra ansioso na Companhia de Jesus. E aqui suas virtudes edificam os mais perfeitos; seu esmero e exatidão em cumprir todas as regras o fazem modelo de religiosos. Sua aplicação e progressos nos estudos surpreendem; seus adiantamentos no caminho da perfeição e sua íntima união com Deus fazem pasmar a todos...

Colóquio

Ó prudentíssimo e valorosíssimo São Luiz, que soubestes corresponder fidelíssimamente à vocação, ensinai-me o muito que vale minha alma, para que com prudência reflita perante Deus como devo conduzir-me para salvá-la. Alcançai-me da divina Bondade o conhecimento de mim mesmo, para que, resolvido a seguir minha verdadeira vocação, segundo o ditame de meus superiores, invoque a Deus na oração, a fim de poder cumprir devidamente as minhas obrigações. Esforce-me a vista de vosso admirável exemplo em todas as dificuldades que se apresentam. Pedi a Deus que eu seja constante até a morte nos exercícios de piedade, para que nunca desfaleça nem tropece no serviço do Senhor. Ouvi-me benigno, amado Protetor meu, para que, imitando-vos com a divina graça, chegue a ver meu Deus e a amá-lo perfeitamente convosco no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!

Atenção, não serão aceitos comentários em caps lock e em anônimo sem identificação.

Obrigada pela visita e comentário :)