terça-feira, 12 de junho de 2012

Segundo dia da Novena de São Luiz Gonzaga - de 12 a 20 de junho -



Clique aqui para rezar a Oração preparatória para todos os dias e a Oração final para todos os dias.

Segundo dia

Penitência

Consideremos a admirável penitência de São Luiz Gonzaga. Havendo conservado sempre a inocência batismal, fez tanta penitência pelas faltas levíssimas que cometera sendo de quatro ou cinco anos de idade, que causou e causará sempre admiração aos mais perfeitos. Julgava-se o maior pecador do mundo, desprezava-se e se aborrecia como tal. Cheio de amor de Deus, em que se abrasava seu coração, tanto aborreceu tudo o que lhe parecia ofensa do Senhor, que ao confessar-se, em Florença, caiu desmaiado aos pés do confessor, sem poder continuar em todo esse dia a sua confissão. Porém, não contente em derramar fervorosas lágrimas durante toda a sua vida, macerou seu corpo inocente com incríveis penitências. Jejuns rigorosos e continuados, disciplina de sangue, cilícios e toda a espécie de mortificações; - eis o que desejava praticar sempre, tanto no mundo, como na Religião. Assim se assemelhava ao inocente e pacientíssimo Jesus, em quem e por quem vivia. Assim argúe e repreende hoje nossa moleza, nossa criminosa condescendência com os sentidos.

Colóquio

Ó admirável penitente, inocentíssimo jovem São Luiz, eu vos louvo e bendigo, ao tributar-vos dignos afetos de admiração por vossa singularíssima penitencia. Alcançai-me de Deus uma grande dor de meus gravíssimos e inumeráveis pecados, que me mortifique sequer em coisas pequenas, e que padeça, com resignação, ao menos para cumprir perfeitamente com as obrigações de meu estado; fazei que meu coração arrependido e contrito se disponha sempre para receber com fruto o Santo Sacramento da Penitência. Comunicai-me parte desse divino amor tão ardente que sempre abrasou vosso coração, para que, purificado o meu de todo o afeto a culpa, se dirija só a agradar a Deus. Ouvi-me benigno, amado Protetor meu, para que, imitando-vos com a divina graça, chegue a ver o meu Deus e amá-lo perfeitamente convosco no Céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Salve Maria!

Atenção, não serão aceitos comentários em caps lock e em anônimo sem identificação.

Obrigada pela visita e comentário :)